quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Astronauta: Magnetar, Danilo Beyruth


Astronauta: MagnetarDanilo Beyruth. 80 páginas. Cores de Cris Peter. Editora Panini, coleção Graphic MSP, São Paulo, 2012.

Astronauta: Magnetar é uma novela gráfica escrita e ilustrada pelo premiado quadrinhista Danilo Beyruth, releitura adulta para o conhecido personagem infantil Astronauta, criado por Maurício de Sousa.
Nessa história, o Astronauta está literalmente perdido no espaço, próximo a uma estrela de nêutrons, quando sua mente começa a lhe pregar peças, um perigo mortal para alguém que está a milhões de anos-luz do seu planeta natal.
Fruto direto dos experimentalismos autorizados por Sousa nos vários álbuns comemorativos aos seus 50 anos de carreira, Astronauta: Magnetar inaugura o selo Graphic MSP, publicado pela editora Panini Comics.
Que se pese o talento de Beyruth, reconhecido pelos seus trabalhos anteriores, Necronauta Bando de dois, o que realmente atrai a atenção neste trabalho é a chancela de Maurício de Sousa, empresário que tem prestigio de sobra para garantir o sucesso de tudo aquilo em que toca. Porque, ao fim e ao cabo, o que Beyruth nos apresenta é uma boa história de ficção científica, como muitas outras que já tivemos por aí e nunca interessaram a  ninguém para além dos mais atentos fãs do gênero. Leitores esses que vão perceber claramente a forte influência da espetacular série francobelga Valerian, de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières que, sintomaticamente, nunca esteve na pauta dos editores brasileiros.
Além da aventura principal, o álbum traz um caderno de esboços de Beyruth e a primeira hq do personagem, produzida pelo próprio Maurício de Sousa. É, provavelmente, o mais significativo lançamento dos quadrinhos brasileiros em 2012.
Cesar Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário