domingo, 4 de janeiro de 2015

Apresentação do Anuário 2010

"No ano de 2010, os gêneros fantasia, ficção científica e horror no Brasil viveram um momento intenso, com muitas atividades e publicações. Conforme o leitor poderá acompanhar nas páginas desta edição, foi o melhor ano desde que começamos este levantamento em 2004. Cerca de 900 livros de literatura fantástica foram publicados, um número absolutamente incrível e muito distante dos verificados nos anos anteriores, que também já registravam um crescimento centenário e contínuo. Esta é uma indicação segura de que caminhamos (ou já vivemos) um processo de consolidação editorial para os gêneros fantásticos no país. Para quem viveu nos anos 1990 as penúrias e angústias sobre o futuro dos gêneros — em especial da ficção científica — , não poderia haver um momento melhor para celebração e otimismo. Todos os lançamentos tradicionais estão listados com as devidas análises e estatísticas sobre o mercado editorial, além de levar em consideração também os chamados “trabalhos de fronteira”, isto é, o fantástico abordado a partir da perspectiva do mainstream literário.
Apesar destes números superlativos as características da estrutura do mercado editorial pouco se alterou, com um equilíbrio entre os lançamentos de autores nacionais e estrangeiros, a liderança da fantasia, as grandes manias do vampiro romantizado no horror e do retrofuturismo na ficção científica. Talvez a maior novidade tenha sido a grande quantidade de livros virtuais publicados.
Resenhamos 20 livros, sendo 16 deles lançados e/ou relançados em 2010, num grande esforço para acompanhar criticamente uma parte do desempenho dos autores nacionais e estrangeiros. Entre eles, Nelson de Oliveira ganha um destaque especial. Ele publicou três livros em 2010, além de organizar duas antologias de contos. Entre eles, livros como a ótima coletânea Paraíso Líquido — resenhado nesta edição —, e o romance Poeira: Demônios e Maldições, que lhe valeu o prestigioso prêmio Casa de las Americas. Este conjunto de atividades e virtudes a elas associadas lhe valeu a condição de “Personalidade do Ano” de 2010 — resultando em mais uma de nossas longas e produtivas entrevistas. Na condição de militantes veteranos do movimento literário em torno dos gêneros fantásticos no país, a publicação deste Anuário pelo sétimo ano consecutivo — e o segundo pela Devir Livraria, em um claro sinal de amadurecimento editorial da publicação —, nos dá mais do que um testemunho e sim uma contribuição, dentro de nossas possibilidades, do processo de grande expansão editorial vivida pelos gêneros fantásticos no Brasil neste início de século XXI.
Boa leitura e que tenhamos ainda mais fc&f em 2011."
Os autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário